Barueri lança oficialmente a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência

Barueri deu mais um passo importante no respeito e na inclusão sem limites. Foi lançada oficialmente na SDPD (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri) a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência.

De acordo com o secretário da pasta, Carlos Roberto da Silva, a Carteira de Identificação se faz necessária principalmente para as pessoas com deficiências intelectuais, que, muitas vezes, não são perceptíveis no em primeiro momento.

O novo documento é resultado da lei 2.672, de 4 de abril de 2019, de autoria do vereador Neto Amorim. “Estamos colocando em prática o exercício da cidadania, garantindo o direito de todos os munícipes. Não é apenas um simples documento, mas um reconhecimento da união dos poderes Legislativo e Executivo. Esperamos que esta ação possa trazer conforto e segurança aos que necessitam”, enfatizou o vereador.

A SDPD disponibiliza gratuitamente a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência em sua sede. Os documentos necessários são simples, basta possuir o cadastro municipal do cidadão, cadastro completo no GAPD (Gestão de Apoio À Pessoa com Deficiência) da SDPD e apresentar o laudo médico com o CID que categorize uma das seis modalidades de deficiência. A foto para a carteira de identificação poderá ser tirada na própria SDPD sem custo algum.

Para Márcia Bueno, presidente do Grupo de Mães e Familiares de Especiais (GMFE) e idealizadora da lei, a carteira de identificação também servirá para orientar as pessoas que não possuem deficiência. “Muitas vezes em um transporte público as pessoas não cedem o assento reservado. Na fila de um mercado ou ações que temos rotineiramente sem dificuldade alguma, para a pessoa com deficiência e seus acompanhantes é muito mais difícil. Nenhuma mãe gostaria de andar com um documento provando que o filho é deficiente, mas se faz necessário. A carteira nos ajudará a tornar as coisas mais fáceis”, concluiu.

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência fica na rua Vereador Isaias Pereira Souto, 175 no Jardim Belval. Os telefones para contato são: (11) 4194-4939 e (11) 4194-4938.

Por favor deixe seu like ou compartilhe:

2.581 thoughts on “Barueri lança oficialmente a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência