Igor busca FATEC e universidade privada para Itapevi

O prefeito Igor Soares apresentou na Câmara de Itapevi, Projeto de Lei que autoriza a criação de sociedade de economia mista. Objetivo é que empresa público privada exerça atividades econômicas de tecnologia, ensino superior e extensão, cursos profissionalizantes, pesquisa, cultura e desenvolvimento institucional, para atuação inicial nas áreas médicas e posteriormente poderá estender para outras áreas.

Igor aponta na mensagem a ser encaminhada à Câmara que a cidade terá pelo menos quatro grandes ganhos: a) atrair investimento privado para o fomento das atividades de tecnologia, ensino superior, pesquisa, cultura e desenvolvimento institucional; b) promover o desenvolvimento tecnológico, científico, urbano e econômico no Município; c) suprir uma necessidade local de melhor e maior formação universitária de médicos; e d) subsidiar a pesquisa, a cultura e o ensino superior, sem depender totalmente de recursos públicos.

Após possível aprovação da proposta na Câmara, a prefeitura dará início a processo licitatório, convidando empresas interessadas em investir no município.

Ainda segundo o secretário, se der certo, permitirá ao Município ser empresário na área do ensino privado universitário, em regime de competição com outras Faculdades, em áreas cujo interesse e necessidade são grandes, mas cuja oferta é limitada, quase sempre, ou pelo ensino público, no qual a população em geral custeia o ensino de poucos privilegiados que conseguem entrar no vestibular, ou pelo modelo totalmente privado, no qual o particular decide livremente quando abrir, quando fechar e quanto cobrar.

“Este modelo, inédito não só em Itapevi, como em toda a região e talvez até no Estado de São Paulo, permitirá, se der certo, investimento privado na educação universitária em nossa cidade, em regime de parceria lucrativa com o poder público”, acrescentou Nassa.

De outro lado, o Prefeito acredita ainda que com uma instituição de ensino na área da medicina será possível ter a atuação de médicos residentes na rede municipal de saúde. “Vamos ao mesmo tempo oferecer formação a quem deseja seguir carreira na área da medicina e ampliar o quadro de profissionais atendendo nossa população”.

 

Área para FATEC

Juntamente com o projeto de parceria público-privada, o prefeito Igor Soares apresentou aos vereadores o Projeto de Lei que prevê a doação de área ao Centro Paula Souza, do Governo do Estado de São Paulo, para a implantação e funcionamento de uma Faculdade de Tecnologia (FATEC), na cidade.

A área a ser doada é no Parque Suburbano, onde hoje funciona o Cemeb Tarsila do Amaral. Os alunos da unidade serão transferidos para a primeira Escola de Tempo Integral de Itapevi, construída ao lado, que será inaugurada no segundo semestre.

“A doação desta área é imprescindível para atender as exigências técnicas e burocráticas necessárias para a construção e implantação da FATEC”, disse o prefeito aos vereadores.

Por favor deixe seu like ou compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da nossa página? Compartilhe com seus amigos!