Munícipes e turistas já podem visitar o “Natal de Luz” com os devidos cuidados

 

Nessa semana a magia do Natal chegou na cidade de Santana de Parnaíba, o tradicional “Natal de Luz” deu início no último sábado (5) com a inauguração do presépio na Praça IX de Novembro.

Foram acesas mais de 70 mil lâmpadas, 30 mil a mais que o ano passado, iluminando a partir de agora, junto com as  decorações natalinas, o Centro Histórico, desde o monumento até a praça e as principais ruas e pontos turísticos da cidade que tem a seu redor casarões construídos nos séculos 17 e 18.

Em um ano atípico, por conta da pandemia do coronavírus, a cidade continuou com as tradições de final de ano, porém houve algumas alterações e se adaptou ao “novo momento”. Desta vez, não terá a casa do Papai Noel, as cantadas de natal e a presença do bom velhinho no evento. No primeiro dia apenas permaneceu a realização da missa na Igreja Matriz, antes da bênção do presépio e acendimento das luzes.

O presépio conta com bonecos articulados representando os principais personagens da história do menino Jesus e ficou em lugar estratégico para evitar aglomeração com visitação drive-in, além disso há a praça de alimentação e a feira de artesanato que funcionará das 18h às 22h. Perto do monumento, os moradores e turistas podem contemplar a árvore de natal, urso polar, boneco de neve e o trenó com renas do papai noel que estão instaladas no local.

“Gostamos bastante da maneira de como se manteve o evento e também dos cuidados em relação ao covid e minha esposa está gestante e a gente se sente mais tranquilo de vim aqui com todo cuidado e estamos bem felizes, ficou muito legal que todos possam vim e desfrutar aqui desse momento natalino”, diz Renato Rocha, morador do bairro Jd. São Luís

Esse evento atrai milhares de turistas e moradores que amam a cidade, e isso contribui com a fomentação do comércio local, que este ano sofreu muito no começo da pandemia com os fechamentos das lojas em geral.

“A questão da cidade ter mantido o Natal de Luz é importante pelo fato de divulgar o comércio e ser uma tradição no município e isso contribui bastante ainda mais pelo momento em que estamos passando com essa pandemia, até mesmo porque foi um ano muito difícil”, afirma Wendel Gustavo, comerciante local.

Para prevenir e tomar os devidos cuidados por conta do vírus, em pontos estratégicos foram disponibilizados totens com álcool e gel para os visitantes, além dos anúncios informando a obrigatoriedade do uso da máscara e manter o distanciamento social para que todos possam se divertir sem se preocupar.

 

TEXTO: GUILHERME BALBINO

Por favor deixe seu like ou compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da nossa página? Compartilhe com seus amigos!