No Novembro Azul em Barueri, urologistas falam sobre saúde do homem

 

O mês de novembro, é o mês de lembrar que os homens também devem cuidar da sua saúde. Doenças como câncer de próstata, câncer de pênis, hipertensão e diabetes, que tanto acometem a comunidade masculina, são os pontos mais abordados durante a campanha, que é realizada mundialmente.

 

A Secretaria de Saúde de Barueri, intensificou a atenção voltada ao homem em toda a rede municipal. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), consultas e exames de PSA estão sendo priorizados, assim como os atendimentos em urologia no Centro de Especialidades Luiz Maria Barletta e os exames e biópsias no Centro de Diagnósticos Maria Mariano Meneghin. No Hospital Municipal de Barueri (HMB) foram disponibilizadas 160 vagas aos sábados para consultas, triagem e coleta de PSA, além de palestra com o urologista Jair Pedralli, que ocorreu no dia 18 com transmissão ao vivo pela internet.

 

Pesquisas revelam que mais de 50% dos homens só procuram o médico quando os sintomas estão em estágio avançado.

 

De acordo com o especialista, o câncer de próstata, muito frequente entre a população masculina, tem 90% de chance de cura se detectado bem no início. “Um em cada seis homens terá o câncer de próstata, e um em cada 36 homens morre de câncer de próstata. Hoje no nosso meio, 20% dos homens têm descoberto o câncer de próstata numa fase já avançada, o que impede a chance de cura, onera o sistema público e limita a capacidade física e funcional do paciente”, afirma Marcelo.

 

A partir dos 45 anos, o homem deve realizar o exame de PSA, substância produzida pela próstata, e também o exame de toque anualmente.

 

O médico, Dr. Marcelo explica que não é possível fazer uma prevenção primária desse tipo de tumor, o que se faz é uma prevenção secundária, baseada em uma alimentação saudável, na prática de atividade física, ao evitar consumo excessivo de gorduras, proteína principalmente, como carnes vermelhas, além da diminuição do sobrepeso.

 

 Um acompanhamento médico periódico é a melhor forma de manter a saúde e o bem-estar em dia. Procure a UBS mais próxima de sua casa, a assistência é totalmente gratuita. O encaminhamento para o especialista é feito pelo clínico geral da UBS.

 

 

Por favor deixe seu like ou compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da nossa página? Compartilhe com seus amigos!