Primeiro lote de 18 milhões da Butanvac começa a ser produzida totalmente nacional contra a COVID-19

O Governador João Doria anunciou, nesta quarta-feira (28), que o Instituto Butantan começou a produzir hoje o primeiro lote de 18 milhões de doses da Butanvac, primeira vacina nacional contra o coronavírus. Este será o primeiro imunizante do tipo fabricado integralmente no país, sem a necessidade de importação da matéria-prima, como ocorre atualmente.

O primeiro lote de 520 mil  chegou ao complexo fabril do Butantan e imediatamente foi enviado às incubadoras para transferência e inoculação do vírus. A partir da próxima semana, após período de incubação em ambiente isolado, estão previstas as etapas de colheita do líquido alantóico, clarificação, concentração, purificação e inativação do vírus para a obtenção do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo).

As fases seguintes, com cronograma ainda a definir, serão o envase e o processo de inspeção de qualidade.

Outros cinco lotes com a mesma quantidade de ovos do primeiro deverão chegar ao Instituto Butantan até a próxima semana para os processos de produção da matéria-prima, totalizando cerca de 6 milhões de doses em IFA até o dia 18 de maio.

A tecnologia para obtenção do IFA da Butanvac, largamente dominada pelo Butantan, já está disponível na fábrica de vacinas contra a gripe do instituto, e usa o cultivo de cepas em ovos de galinha, que gera doses de vacinas inativadas, feitas com fragmentos de vírus mortos.

A Butanvac utiliza o vírus da Doença de Newcastle geneticamente modificado, desenvolvido por cientistas norte-americanos na Icahn School of Medicine at Mount Sinai, em Nova Iorque (EUA). O vetor viral contém a proteína Spike do coronavírus de forma íntegra.

O desenvolvimento complementar da vacina será com tecnologia do Butantan, incluindo a multiplicação do vírus, condições de cultivo, ingredientes, adaptação dos ovos, conservação, purificação, inativação do vírus, escalonamento de doses e outras etapas.

A Doença de Newcastle é uma infecção que afeta aves e, por isso, o vírus se desenvolve bem em ovos embrionados, permitindo eficiência produtiva num processo similar ao utilizado na vacina de Influenza. O vírus da doença de Newcastle não causa sintomas em seres humanos, constituindo-se como alternativa muito segura na produção. Ele é inativado para a formulação da vacina, facilitando sua estabilidade e deixando o imunizante ainda mais seguro.

A iniciativa do novo imunizante faz parte de um consórcio internacional do qual o Instituto Butantan é o principal produtor, responsável por 85% da capacidade total, e tem o compromisso de fornecer essa vacina ao Brasil e aos países de baixa e média renda.

Testes clínicos

O Instituto Butantan enviou na última sexta-feira (23) à Anvisa o protocolo de estudo clínico da Butanvac. Assim que autorizados pelo órgão regulador nacional, os estudos de fase 1 e 2 em humanos começarão imediatamente, com 1,8 mil voluntários. A fase 3, com maior escala de participantes, deverá incluir 9 mil pessoas.

Em 26 de março, o Butantan já havia encaminhado para a Anvisa o Dossiê de Desenvolvimento Clínico de Medicamento, contendo informações sobre a nova vacina. Desde então, técnicos do instituto e do órgão regulador vêm mantendo estreito contato.

Os estudos da Butanvac deverão ser conduzidos em um processo muito rápido, a partir de comparativo de respostas vacinais em relação a ensaios clínicos já realizados. Por isso, o Butantan espera ter em breve a autorização para os testes.

Os ensaios clínicos da nova vacina deverão durar cerca de 20 semanas. Serão feitos com voluntários adultos a partir de 18 anos de idade. Tanto quem já tomou a vacina quanto quem já teve COVID-19 poderão ser incluídos nos testes.

A produção-piloto do composto da vacina já foi finalizada para aplicação em voluntários humanos durante os testes.

Por favor deixe seu like ou compartilhe:

26 thoughts on “Primeiro lote de 18 milhões da Butanvac começa a ser produzida totalmente nacional contra a COVID-19

  • 5 de junho de 2022 em 05:26
    Permalink

    Hiya very cool site!! Man .. Excellent .. Wonderful ..

    I’ll bookmark your blog and take the feeds additionally? I’m happy to find numerous helpful info right
    here in the post, we’d like work out more
    strategies in this regard, thanks for sharing. . . . . .

    Resposta
  • 4 de junho de 2022 em 11:07
    Permalink

    Its such as you learn my thoughts! You seem to know so much about this,
    such as you wrote the e-book in it or something.
    I think that you can do with some % to pressure the message house a little bit, but instead of that, this is great blog.
    A fantastic read. I’ll definitely be back.

    Resposta
  • 16 de maio de 2022 em 08:54
    Permalink

    Wonderful work! That is the kind of information that are supposed to be shared around
    the internet. Disgrace on the seek engines for now not positioning this submit higher!
    Come on over and visit my website . Thank you =)

    Resposta
  • 11 de maio de 2022 em 09:42
    Permalink

    you’re really a good webmaster. The site loading pace is amazing.
    It sort of feels that you are doing any unique trick.

    Furthermore, The contents are masterwork. you’ve done a excellent activity on this topic!

    Resposta
  • 9 de maio de 2022 em 23:29
    Permalink

    I’ve been exploring for a little bit for any high quality articles or weblog posts
    on this sort of house . Exploring in Yahoo I eventually stumbled upon this website.
    Reading this info So i am satisfied to exhibit that I’ve a very excellent uncanny feeling
    I came upon just what I needed. I such a lot no doubt
    will make certain to do not disregard this website and give it
    a look regularly.

    Resposta
  • 10 de abril de 2022 em 06:46
    Permalink

    I know this if off topic but I’m looking into starting my own weblog and was wondering what all is needed to get set up?
    I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny?

    I’m not very internet savvy so I’m not 100% sure. Any suggestions or advice would be greatly appreciated.
    Cheers

    Resposta
  • 7 de abril de 2022 em 01:42
    Permalink

    Howdy! I realize this is kind of off-topic however I had to ask.
    Does managing a well-established website such as yours take a massive amount work?

    I’m brand new to running a blog however I do write in my journal everyday.

    I’d like to start a blog so I will be able to share my own experience and views online.
    Please let me know if you have any suggestions or tips for
    new aspiring blog owners. Appreciate it!

    Resposta
  • 6 de abril de 2022 em 09:11
    Permalink

    Do you mind if I quote a few of your posts as long as I provide credit and sources back to your webpage?

    My blog site is in the very same area of interest as yours
    and my visitors would certainly benefit from some of the information you provide here.
    Please let me know if this ok with you. Thanks!

    Resposta
  • 5 de abril de 2022 em 17:28
    Permalink

    I have to thank you for the efforts you’ve put in writing this site.
    I’m hoping to see the same high-grade content from you later on as well.
    In truth, your creative writing abilities has motivated me
    to get my own, personal blog now 😉

    Resposta
  • 5 de abril de 2022 em 00:51
    Permalink

    Thanks for sharing your info. I really appreciate your efforts and I will be
    waiting for your next post thank you once again.

    Resposta
  • 4 de abril de 2022 em 06:03
    Permalink

    This is really interesting, You are a very skilled blogger.
    I’ve joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post.
    Also, I have shared your website in my social networks!

    Resposta
  • 4 de abril de 2022 em 01:26
    Permalink

    whoah this blog is wonderful i like studying your
    articles. Keep up the great work! You realize, lots of individuals are hunting round for this info, you can aid them greatly.

    Resposta
  • 3 de abril de 2022 em 08:52
    Permalink

    Hey There. I found your blog using msn. This is a very well written article.
    I will be sure to bookmark it and come back to read more
    of your useful information. Thanks for the post.

    I’ll certainly return.

    Resposta
  • 2 de abril de 2022 em 15:54
    Permalink

    Have you ever considered writing an e-book or guest authoring on other websites?
    I have a blog centered on the same information you discuss and
    would really like to have you share some stories/information. I know
    my visitors would value your work. If you’re even remotely
    interested, feel free to send me an email.

    Resposta
  • 2 de abril de 2022 em 06:22
    Permalink

    Hi there are using WordPress for your site platform? I’m new
    to the blog world but I’m trying to get started and create my own. Do you need any coding knowledge to make your own blog?
    Any help would be greatly appreciated!

    Resposta
  • 27 de março de 2022 em 12:01
    Permalink

    It’s a pity you don’t have a donate button! I’d certainly donate to this
    outstanding blog! I suppose for now i’ll settle for book-marking
    and adding your RSS feed to my Google account. I look forward to brand new updates and will share this blog with my Facebook
    group. Talk soon!

    Resposta
  • 26 de março de 2022 em 14:49
    Permalink

    Woah! I’m really enjoying the template/theme of this
    website. It’s simple, yet effective. A lot of times it’s hard to get that
    “perfect balance” between superb usability and visual appeal.
    I must say that you’ve done a superb job with this. In addition,
    the blog loads very quick for me on Firefox. Exceptional Blog!

    Resposta
  • 2 de novembro de 2021 em 12:25
    Permalink

    A person necessarily lend a hand to make seriously articles I’d state.
    This is the first time I frequented your website page and up to now?
    I surprised with the research you made to make this particular
    post amazing. Great job!

    Resposta
  • 29 de outubro de 2021 em 12:47
    Permalink

    Aw, this was an incredibly good post. Finding the time and
    actual effort to create a top notch article… but what can I say… I put things off a
    lot and don’t manage to get anything done.

    Resposta