Programa de atendimento online para pessoas em situação de rua em Cotia completa um ano
Desde o início da pandemia da Covid-19, está em funcionamento o CRAS/CREAS On-line. No entanto, em julho de 2020, quando Cotia começou a registrar noites frias, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) disponibilizou um novo serviço dentro desta ferramenta: o Canal de Atendimento às pessoas em situação de rua.
Com isso, qualquer morador da cidade ou que estivesse passando por Cotia, passou a poder enviar uma mensagem para informar a localização de alguém nesta condição. Com as informações, a equipe da SDS programa uma ação de abordagem.
A SDS já recebeu 211 notificações de moradores informando que avistaram pessoas dormindo em alguma praça, embaixo de viaduto, calçadas e outros espaços públicos.
O canal funciona pelo Whatsapp (11) 9 6300-7500 e conta com a ajuda da população para que a prefeitura possa chegar rapidamente a quem precisa.
Para acionar este serviço, basta enviar uma mensagem com ‘Olá’, a partir daí, será respondido com um ‘menu’, ‘9’ é a opção para quem quer notificar pessoas em situação de rua.