Barueri nunca esteve tão antenada como nos últimos anos e 2023 comprovou isso, já que foi um ano no qual a cidade conquistou grandes prêmios e figurou em importantes rankings no que tange à inovação tecnológica, dentre outros setores.
A atual Administração municipal não tem poupado esforços e nem investimentos diante dos desafios para atender as demandas e serviços voltados aos cidadãos e aos seus contribuintes. Para tanto, está sempre buscando soluções simples, eficientes e viáveis para tornar os processos mais fáceis, menos burocráticos e principalmente menos dispendiosos aos cofres públicos.
Para o administrador do Centro de Inovação e Tecnologia de Barueri (CIT), Jonatas Randal, “durante esse ano de 2023 a palavra inovação fez mover pessoas, funcionalismo e principalmente as ações púbicas em favor de toda a população barueriense, assim como o público flutuante, que diariamente convive com os nossos aspectos geográficos, socioeconômicos, de serviços e também de trânsito ao percorrerem as vias que interligam nossa região”.
Cidade que se destaca
Por conta da missão do CIT em desenvolver tecnologias para toda a Administração, a cidade foi levada a concorrer a certames significativos em cenários diversos de tecnologia, inovação e sustentabilidade, justamente pela eficiência na aplicabilidade dos serviços prestados na rotina do munícipio (Internet Social, Wi-Fi grátis, Fibra Óptica, Cadastro Cidadão, e-Compras, SISS – Sistema Inteligente de Serviços da Saúde, aplicativos, entre outros).
“Nesse ano de turbulências mundiais, porém de grandes inovações nos mais diversos segmentos, principalmente no setor público, o CIT cuidou de acompanhar as citações nas quais Barueri concorria com outras cidades brasileiras e também internacionais, sendo sempre destacada e reconhecida por seus serviços, o que a fez abrir o ano com o ‘Prêmio Inovacidade 2023’ – reconhecido pelo Instituto Smart City Business America; e o encerrou de forma excelente, mais uma vez, com o programa Inovação Barueri pela ‘Iniciativa Global de Inovação Urbana’ no ‘Prêmio Cidades Sustentáveis e Assentamentos Humanos 2023 (SCAHSA)’, 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas, em Dubai, nos Emirados Árabes, recebido por Jonatas Randal”, detalhou Érika Alves, responsável pela Coordenadoria de Comunicação e Inovação do CIT.
Ao longo de 2023 vários outros prêmios foram concedidos a Barueri em diversos setores, graças a uma gestão responsável e próspera. A cidade também figurou em importantes rankings, destacando-se como uma das principais economias do Estado e do País.
2024 já chega com novos prêmios
Barueri já tem agenda de premiação para 2024, em abril, na Capital maranhense, São Luiz, onde receberá o prêmio “Conexão Inovação Pública”. O município conquistou o 1º lugar na categoria “Inovação para Pessoas” pelas ações do projeto “Barueri, Cidade Inteligente e Sustentável”, responsável pelo Programa Barueri Sem Papel, “que celebrou dois anos de implantação no primeiro semestre de 2023. Projeto inovador de aceleração de serviços envolvendo a Administração pública e a população”, conforme pontua João Azevedo Júnior, coordenador de Sistemas do CIT.
Sobre o CIT
O CIT tem como missão executar os serviços de Tecnologia da Informação (TI) para os órgãos da Administração Direta e Indireta do município, além de desenvolver, com equipe própria ou mediante contratação, os sistemas das Secretarias e demais órgãos da municipalidade. Isso inclui instalar e manter tais plataformas, bem como promover estudos para o desenvolvimento de novas tecnologias e a integração dos sistemas de informação da Prefeitura e, por fim, coordenar e promover o treinamento de pessoal para o bom uso de suas tecnologias.
Confira mais sobre o que a equipe do CIT tem feito AQUI.