Barueri acelera mais de 50 obras e projeta nova fase de crescimento e infraestrutura

A Prefeitura de Barueri, sob a gestão de Beto Piteri, está conduzindo um amplo plano de desenvolvimento urbano, com mais de cinquenta obras em andamento, concluídas ou previstas até o primeiro semestre de 2027. O investimento abrange áreas essenciais como mobilidade, educação, saúde, esportes e lazer, consolidando uma nova fase de crescimento para a cidade.

Somente em 2025, 24 obras já foram entregues — entre construções, reformas e reconstruções — e outras cinco estão prestes a serem concluídas até o fim do ano. Entre elas está o aguardado Parque da Juventude Rubens Furlan Junior, que será inaugurado no próximo domingo (19/10).

Entre as entregas recentes, destacam-se a Estação Cultural Jair Honório Domingos e a EMEIEF Anna Irene Mazaro de Freitas, no Parque Viana; a Estação Cultural Luiz Odair de Souza, no Parque Imperial; e a UBS Roque Ribeiro Machado, no Jardim do Líbano. A Prefeitura também ampliou e modernizou unidades como a UBS Hélio Berzaghi (Jardim Paulista) e inaugurou novas estruturas de saúde nos bairros Chácaras Marco e Jardim Graziela.

Na área de infraestrutura, Barueri avança com a ciclovia e ciclofaixa ligando o Boulevard à Arena Barueri, sete moradias de interesse social no Parque Santa Luzia, o Centro de Convivência do Jardim São Pedro, e o viaduto que interliga importantes vias do Jardim Califórnia.

O município também investe em obras de prevenção de enchentes, como o Piscinão do Jardim Silveira, com capacidade para 120 milhões de litros de água, previsto para ser entregue ainda em 2025.

Para 2026, estão no cronograma o prolongamento da Avenida Barueri-Mirim, o alargamento da Avenida Dempachi Nakayama, novas conexões viárias entre os bairros Tamboré, Parque Imperial e Nova Aldeinha, e a extensão da Avenida Pirarucu até a Vila Gustavo Correia, em Carapicuíba.

Já em 2027, a Prefeitura deve concluir a nova Maternidade Municipal, na Vila Porto, e a reconstrução da EMEI João Evangelista de Oliveira, no Jardim Mutinga. Também está previsto o alargamento e contenção do Rio Cotia, no Jardim Maria Helena, com a construção de um pontilhão para controle de enchentes.

Com esse conjunto de obras, Barueri reafirma seu compromisso em garantir qualidade de vida, segurança e infraestrutura moderna para toda a população.

Related Articles