Barueri promove fórum sobre Saúde da Mulher 

A Secretaria da Mulher de Barueri realizou no dia 29 de maio o Fórum de Saúde da Mulher. O evento abordou o tema “Impactos dos determinantes sociais para a mulher contemporânea”. O evento fez menção ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e ao Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, celebrados em 28 de maio. 

Saúde emocional 

Para abrir o Fórum, as alunas do curso de Expressão Corporal fizeram uma apresentação ao som da música “Roar”, de Katy Perry, na qual sua tradução foi declamada pela professora Rita Nogueira.   

A música, que fala sobre quando a mulher descobre o poder sobre si, animou a manhã e deixou a reflexão sobre o autocuidado. “A saúde começa pela nossa cabeça e pelo amor-próprio”, disse Rita.  

Espaço Mulher 

A secretária da Mulher, Giani Cristina de Souza, exaltou o Espaço Mulher. O local oferece serviços que contribuem com a Saúde das mulheres e lembrou a estrutura de Barueri. 

“Esse espaço tem tudo a ver com a saúde da mulher. A saúde começa pela nossa mente, mas passa pelo movimento corporal, e por isso temos uma Coordenadoria dedicada à prevenção e outros serviços que se complementam, além de darmos acesso à informação para que essas mulheres possam usufruir da estrutura de saúde do município que é diferenciada, como, por exemplo, o Centro de Diagnósticos, que tem uma ala exclusiva para o cuidado da Mulher”, explicou Giani. 

Saúde da mulher  

“A Secretaria tem papel importantíssimo na promoção da saúde da Mulher. A nossa Coordenadoria tem equipe multidisciplinar composta por psicólogo, nutricionista, assistente social enfermeiro e outros profissionais para auxiliarem mulheres na mudança de vida”, disse Marilene Barbosa, responsável pelas ações de saúde da pasta, destacando o Núcleo de Combate ao Câncer de Mama.  

“Nós pensamos no bem-estar dessa mulher que chega fragilizada, com o emocional abalado e, em muitos casos, enfrentam o término dos seus relacionamentos por causa da doença. O acolhimento do Núcleo faz muita diferença para que elas prossigam com o tratamento”, conclui Marilene.  

Ações em rede 

A enfermeira Nadja Emanuelle Santos, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro dos Altos, falou sobre a importância de se trabalhar em parceria. 

“A mulher é um ser humano único e são muitas questões que envolvem, e a gente só consegue tratar, prevenir e promover saúde se nós tivermos um olhar mais atento a essa mulher.  É preciso fazer um trabalho em conjunto para ter um impacto positivo”, ressaltou Nadja. A enfermeira destacou as ações da Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde de Barueri.  

“A Saúde de Barueri conta com programas que fortalecem as UBSs, que são porta de entrada dos pacientes. As equipes de enfermagem têm autonomia para tomar decisões e trazer resolutividade. Os enfermeiros que atuam nas unidades podem solicitar exames e atender demandas como a coleta de Papanicolau. Nós também fazemos essa escuta inicial para atender e fazer o monitoramento de outros agravos”, concluiu Nadja.  

Related Articles

22 Comments

Avarage Rating:
  • 0 / 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress