Chic é Ser Solidário abraça a causa do Maio Laranja e vai a luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes dentro das comunidades em Carapicuíba

O mês de maio foi marcado por duas ações bastante importantes para a ONG Chic é Ser Solidário.

Anualmente, o projeto se posiciona e abraça a campanha do Maio Laranja, que visa a prevenção do abuso e da exploração sexual infanto-juvenil.

Segundo os dados atualizados em 2023 pelo site ChildFund Brasil, o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking de exploração sexual de crianças e adolescentes, estando apenas atrás da Tailândia. Por ano, de acordo com um panorama organizado pelo Instituto Liberta, são 500 mil vítimas.

Os dados mostram que, a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país, no entanto, esse número pode ser ainda maior, já que apenas 7 em cada 100 casos são denunciados.

Em decorrência do atual cenário que vivemos, no mês de maio a ONG Chic levanta a bandeira em prol da Luta Laranja e realiza ações sociais dentro das comunidades assistenciadas, onde o foco de todas as atividades desenvolvidas, tanto as brincadeiras como as de cunho educativo, são inteiramente voltadas a discutir e tratar desse assunto, visando conscientizar o público, de modo a previnir, incentivar e entender que o compromisso é de todos e que precisamos de modo coletivo cuidar das nossas crianças e jovens, para que eles tenham uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência.

Por isso no sábado 18, a Comunidade Porto de Areia, em Carapicuíba, recebeu o projeto e juntos fizeram acontecer um dos eventos mais importantes e significativos desses quase 11 anos de Chic.

A ação contou com oficinais como o “Farol Humano”, que diz respeito as partes do corpo que podem ou não serem tocadas por outra pessoa, usando as cores do semáforo como indicativo de permissividade. “Qual é o seu medo?” também é uma das atividades oferecidas aos participantes. A partir daí é possível ter acesso ao universo da criança, observando se tratam-se de medos comuns e saudáveis ou se condiz com um caso que necessita um pouco mais de atenção.

O “Educacional” funciona com as tarefas de português, matemática, artes, afinal, se divertir é bom, porém estudar também é essencial.

Para o entretenimento tem as oficinas do jogo da argola, jogo da bolinha, jogo da colher e a amada pintura facial.

Cada atividade é liderada e conduzida por um dos voluntários que garantem a participação de todos os assistidos daquele dia.

A hora do Teatro e a Alimentação sempre são as mais aguardadas, aqui é frisado de forma mais lúdica e musical a temática desenvolvida durante a ação para a garantia que todo o conteúdo seja absorvido de um jeito leve e divertido pelos participantes. Nesse dia foram oferecidos cereais com leite, hot dog, água, sucos, frutas e sorvetes para as mais de 150 crianças e os 25 corações solidários presentes que juntos deixaram sementes de solidariedade, amor, trabalho, prevenção, direcionamento e conscientização. Foram distribuídos também kits de doces e gibis autorais desenvolvidos pela própria ONG.

A ação contou com um stand exclusivo da “As Maras”, que é um programa em parceria com a @gerandofalcoes, que visa a empregabilidade, renda e independência financeira de mulheres por meio do empreendedorismo feminino dentro das favelas.

Vale ressaltar que para que haja uma queda abrupta e significativa nos dados estatísticos, é necessário que essa luta e movimentação venha a serem feitas durante os 365 dias do ano e não apenas no mês de maio, pois o abuso e a exploração ocorrem diariamente no nosso país e no mundo, sem tirarem folga.

Faça parte dessa luta, DISQUE 100- DENUNCIE.

Se você tem vontade de se tornar um voluntário, quer ajudar a ONG por meio de doações, deseja saber mais sobre o projeto e quer impactar socialmente conosco, acesse e nos contate através das redes sociais @chicesersolidario.

Related Articles

195 Comments

Avarage Rating:
  • 0 / 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress