Cerca de 70 empreendedoras que participarão da 12ª Feira da Mulher Empreendedora de Santana de Parnaíba receberam na noite desta segunda-feira, 29/4, informações técnicas e orientações de gestão para a conquista de sucesso na edição especial do Dia das Mães. Durante a ação promovida na Arena de Eventos, localizada na Av. Esperança, 450 – Campo da Vila, a secretária da Secretaria da Mulher e da Família, uma psicóloga e um representante do Sebrae, trataram de ajustes finais do evento e discorreram sobre assuntos como gestão, saúde mental, autocuidado e formalização.
“Estamos na segunda melhor data para o varejo, depois do Natal é o Dia das Mães, então tenho certeza que a Feira vai proporcionar bastante movimento na economia local, as empreendedoras vão conseguir divulgar os seus produtos e proporcionar o melhor presente de carinho e amor, representando as mães parnaibanas”, disse Selma Cezar, secretária da Secretaria da Mulher e da Família (SMMF).
Em virtude da feira contar com participantes que carregam em si uma série de responsabilidades, enquanto mães, esposas e empreendedoras, a psicóloga Deize Sales falou sobre autocuidados essenciais, no sentido de evitar que o excesso de atividades e a rotina prejudiquem a saúde mental da mulher. “Precisamos nos incluir na lista de prioridades e em meio a tantas correrias, tantos afazeres, tantas demandas e obrigações, a gente ter hábitos saudáveis com o físico, mental, social, psicológico”.
Entre as orientações para cuidar do psicológico e do intelectual, a palestrante destacou a importância de boas leituras, bons filmes e vídeos, viagens especiais, bem como praticar atividades físicas (utilizando os parques da cidade que são mais de 10), e sempre se permitir o aprendizado de algo novo.
Considerada uma das políticas públicas de grande sucesso, a Feira da Mulher Empreendedora é aguardada com muita expectativa, principalmente para as participantes conhecedoras do potencial do evento. “Eu participo desde a primeira edição, e a cada ano a feira é muito esperada, porque além de vender bem ainda conseguimos ampliar os contatos e relacionamentos”, disse Dalva Nassif, empreendedora do setor de roupas pet.
Para encerrar a noite de interação entre empreendedoras, SMMF e palestrantes, Washington Luiz, MBA em Empreendedorismo do Sebrae de Osasco/SP, revelou uma das estratégias para a garantia de sucesso nos negócios. “O mais importante é ter controles (que são os planejamentos) e podem ser feitos em um simples caderno, que é anotar as entradas e saídas de dinheiro em seu caixa, saber quanto você pode vender e comprar; com isso a pessoa vai crescendo a cada dia que passa”.
Em uma palestra repleta de informações, o especialista do Sebrae discorreu ainda sobre vantagens da formalização (exemplo da cobertura previdenciária e segurança jurídica), tipos de empresas e formas de precificação.
A Feira da Mulher Empreendedora, criada no ano de 2020 para incentivar o trabalho de empreendedoras do município impactadas pela pandemia do coronavírus, terá a sua 12ª edição, especial Dia das Mães, nos dias 3, 4 e 5 de maio, na Praça 14 de novembro, no Centro Histórico. O evento contará com expositoras dos segmentos de moda, beleza, acessórios, gastronomia e pet, entre outros, e de apresentações musicais de Tato Santana, cantora Ayde e Banda The Keys. Na sexta-feira (3/5), o horário será das 16h às 22h, sábado e domingo das 11h às 22h.