Guto Issa e Kauãn Berto tomam posse na Cioeste com a presença do Governador e deputados estaduais e federais de São Paulo

Com a presença do governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e secretários estaduais, deputados estaduais e federais e  autoridades da região, a nova presidência do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (CIOESTE) tomou posse. O prefeito de São Roque, Guto Issa, presidente, e o de Cajamar, Kauãn Berto como vice assumiram os respectivos cargos.

Estiveram presentes os demais prefeitos que compõem a diretoria do CIOESTE, Beto Piteri (Barueri), José Roberto (Carapicuíba), Welington Formiga (Cotia), Marcos Ferreira Godoy (Itapevi), Gerson Pessoa (Osasco), Gregório Maglio (Pirapora do Bom Jesus), Elvis Cezar (Santana de Parnaíba), Piter Santos (Vargem Grande Paulista), Dr. Henri Sato (Jandira) e Rodrigo Andrade (Araçariguama), além do deputado federal Ribamar e dos ex-prefeitos Rubens Furlan (Barueri) e Rogério Lins (Osasco) atual secretário de Esportes da prefeitura de São Paulo.

O presidente do Consórcio, Guto Issa, destacou a importância estratégica do Consórcio e de além de ser prefeito da cidade de São Roque, ele assume a missão de representar também a região de Sorocaba (RMS. Os dois Consórcios representam 39 municípios.

Ele ainda anunciou iniciativas como a contratação de uma consultoria internacional para o planejamento estratégico de 10 anos do CIOESTE, estudos sobre os impactos da reforma tributária e a criação de uma Agência de Emergência Climática.

O governador Tarcísio de Freitas ressaltou que os Consórcios intermunicipais são instrumentos fundamentais para o desenvolvimento das cidades, destacando: “O Consórcio é uma ferramenta que ajuda não só na integração regional, mas também no crescimento das cidades, até mesmo do ponto de vista jurídico. Além disso, os Consórcios permitem que as cidades licitem conjuntamente, o que otimiza as contratações, poupa esforços e traz mais eficiência para a gestão pública”.

O governador enfatizou a importância de enfrentar desafios imediatos, como a saúde. Ele destacou o combate à dengue como o primeiro grande desafio dos prefeitos que estão iniciando suas gestões em janeiro, anunciando a antecipação de parcelas de recursos estaduais para auxiliar nesse enfrentamento. Além disso, reforçou os investimentos destinados ao Hospital Rota dos Bandeirantes, em Barueri.

Tarcísio também abordou questões de educação, como a alfabetização na idade certa, e destacou a necessidade de superação da pobreza com políticas que promovam a independência das famílias atendidas, além de programas de transferência de renda.

Outro ponto importante foi a modernização das Guardas Municipais, com a inserção de tecnologia para melhorar os efetivos e suas respostas, incluindo o Kit Muralha Paulista nos municípios. Ele também mencionou os desafios ambientais, como a resiliência hídrica, com tecnologias como pavimentação permeável e investimentos sustentáveis.

Sobre infraestrutura, o governador destacou os investimentos em andamento na Rodovia Castello Branco, que impactam positivamente cidades como Barueri, Jandira e Itapevi. Também mencionou os aportes na Rota Sorocabana e anunciou o leilão do Trem Intercidades São Paulo-Sorocaba, reforçando a importância de diversificar os modais de transporte: “Queremos resgatar o investimento em ferrovias, um modelo que ficou tão esquecido e que precisa ser retomado para o bem do desenvolvimento regional”, destacou o governador.

Related Articles

plugins premium WordPress