Marcos Tonho realiza obra da Estrada Bela com mais mobilidade e segurança para os usuários

Ao longo dos últimos 10 anos, a Prefeitura de Santana de Parnaíba investiu fortemente na mobilidade e alcançou a marca de mais de 300 km de vias pavimentadas, além de diversas duplicações, ciclovias e 100 km de calçadas por toda a cidade. Feitos que contribuíram para que a cidade alcançasse, a 4ª posição entre as cidades do Estado de São Paulo no ranking de Mobilidade Urbana e Acessibilidade, de acordo com a Consultoria Urban Systems. 

Em todo o município foram realizadas obras de melhorias nas estradas, como abertura de duplicação da Via Parque, duplicação da Tenente Marques, duplicação da Paiol Velho, alargamento de Yojiro Takaoka, construção do Túnel do Alphaville e da Nova Ponte sobre o Rio Tietê e inúmeras pavimentações contemplando todos os bairros da cidade para que todas as ruas sejam 100% asfaltadas. 

Através dos muitos investimentos feitos em mobilidade, o objetivo da administração municipal é proporcionar melhoria no tráfego de veículos e fluidez no trânsito, segurança para os condutores e pedestres evitando acidentes e congestionamentos, além de aumentar a capacidade de escoamento do município. 

Seguindo com os investimentos, atualmente, estão sendo realizadas obras de duplicação e pavimentação na Estrada Bela Vista, importante via de ligação do Centro e Fazendinha com a região do Alphaville. A estrada está passando por uma completa readequação, ganhando mais faixas e eliminando pontos de risco de acidentes, desde a Nova Ponte até o Cão Clube Alphaville, próximo ao portão de entrada da subestação elétrica Edgard de Souza, totalizando pouco mais de 1,6 km de intervenção. A obra que teve início em maio de 2022, está com 85% em fase de finalização e em breve será entregue beneficiando os moradores e trabalhadores que diariamente precisam se deslocar para os mais diferentes pontos da cidade, gerando ainda mais fluidez no trânsito.

 Pavimentação 

Outras obras que estão a todo vapor é a duplicação e recapeamento de 400 metros da rua Vereda Tropical, na região do Votuparim, o recapeamento das Avenidas Gêmini e Delphinos, do residêncial 10 até os residenciais Gênesis I e II, Pérola Byngton, Alberto Byngton e Tenente Marques, que irá melhorar o acesso aos bairros e dar mais qualidade de vida para os usuários. 

As melhorias na mobilidade não beneficiaram somente os milhares de motoristas que passam pela cidade todos os dias, mas os pedestres também. Por exemplo a obra da passarela da Fazendinha que permitiu que os pedestres atravessem de um lado a outro da Avenida Tenente Marques com mais segurança, além de melhorias no trânsito, já que eliminará a necessidade de semáforo e faixa de pedestres para a travessia dos munícipes.

Bairros 100% pavimentados

Diversos bairros da cidade já foram totalmente pavimentados nos últimos anos, como: Chácara Solar II, Cristal Park, Germano, Jaguari, Parque Santana, Sítio do Morro, Refúgio dos Bandeirantes, Chácara das Garças, entre muitos outros. Além do maior programa de pavimentação da história, a cidade também conta com o programa Ilumina Parnaíba, que implantou led em todos os bairros, classificando a cidade como a primeira com iluminação 100% LED do Brasil.

 De olho no futuro

Dando continuidade às obras de infraestrutura, mobilidade urbana e acessibilidade, foram implantadas mais 30 km de ciclovia nos bairros de Alphaville e Fazendinha, que são importantes para fomentar a utilização das bikes como transporte, reduzindo o congestionamento, poluição, gerando impactos diretos para a sustentabilidade, saúde, bem- -estar e qualidade de vida. E em breve será feito mais 35 km de ciclovia em diversos bairros do município.

Pensando em inovações na mobilidade urbana, além dos fortes investimentos feitos, a prefeitura desenvolveu a Central de Inteligência de Trânsito – C.I.T, que acompanha em tempo real as ações ligadas ao trânsito como: monitoramento que mostra a quantidade de veículos que transitam pela cidade, câmeras que permitem visualizar problemas nas vias, implantação de dispositivos que auxiliam no controle do trânsito como os semáforos, entre outros. Esta tecnologia gerou mais segurança aos pedestres e motoristas, além de facilitar o trabalho dos setores responsáveis para agir de maneira rápida e eficiente nos casos de intervenções nas vias.

 Zeladoria e manutenção

 Fora os investimentos em obras nas vias, outro importante trabalho da gestão pública nas estradas é o da manutenção de pintura das guias, lombadas, faixas de pedestres e sarjetas, trocas de placas de sinalização quando necessário, roçagem, além de reparos de recapeamento nas ruas e calçadas em casos de buracos e desnivelamento causados pelo tráfego intenso de veículos pesados e ações climáticas.

 Nos últimos anos, a cidade de Santana de Parnaíba tem intensificado o investimento em obras de infraestrutura viária e políticas públicas como o maior programa de pavimentação da história contemplando praticamente todos os bairros da cidade. Vale ressaltar que as obras foram construídas 100% com recursos municipais. 

Related Articles

342 Comments

Avarage Rating:
  • 0 / 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress