Osasco se destaca em transparência e fica entre as três cidades mais bem avaliadas do Estado

Osasco conquistou um dos melhores desempenhos no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) 2025, divulgado pelo Observatório Social do Brasil – São Paulo (OSB-SP). O levantamento, apresentado na terça-feira (7/10), colocou a cidade entre as três únicas do Estado com nível considerado “bom” em transparência e governança pública.

Com nota 75,6, Osasco ficou em segundo lugar geral, atrás apenas da capital paulista (76,3) e à frente de Itapevi (63,1) e São Roque (58,9). O estudo avaliou 13 cidades que integram o Consórcio CIOESTE, incluindo Barueri, Carapicuíba, Cotia, Cajamar e Santana de Parnaíba.

O relatório, que contou com metodologia da Transparência Internacional – Brasil, destacou ainda que Osasco teve bom desempenho em áreas específicas como Saúde — onde ficou em primeiro lugar, com 73,4 pontos — e Adaptação Climática, ocupando a quarta posição com 61,9 pontos.

Na dimensão de Saúde, o município superou a capital e Barueri, mostrando avanço na transparência de informações e dados públicos. O levantamento também apontou que Osasco é o único município entre os avaliados que divulga informações sobre Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil, reforçando o compromisso com a participação e segurança da população.

O ITGP é uma iniciativa nacional que analisa critérios como transparência, integridade, participação social e combate à corrupção. Em 2025, o índice avaliou 329 prefeituras em 11 estados brasileiros, com apoio da União Europeia.

Com mais uma boa colocação, Osasco reafirma sua posição como referência em gestão pública transparente na Região Metropolitana de São Paulo.

Related Articles