Com o tema “Cuidar do Meio Ambiente, Um Dever de Todos”, a Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Planejamento (SMMAP) realizou a 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente na sexta-feira (28/6), no auditório do Centro Administrativo Bandeirantes, e no sábado (29/6), no Parque Municipal do Parque Santana.
Na cerimônia de abertura, os alunos vencedores do concurso “Exploradores da Natureza”, dos colégios municipais Padre Anacleto de Camargo, Dr. Paulo Octávio Botelho, Papa João II e Juscelino Kubitschek de Oliveira receberam os prêmios nas categorias “Criação de frases de impacto” e “Foto mais curtida”.
O objetivo do concurso foi mostrar para os alunos moradores do Bairro Cidade São Pedro e Colinas da Anhanguera que é possível construir uma estrada para melhorar a mobilidade urbana e preservar o meio ambiente ao mesmo tempo, já que está sendo construída a estrada de ligação desses bairros.
Já no sábado, as atividades aconteceram em tendas instaladas no local oferecendo serviços como consulta veterinária, adoção de pets e atividades lúdicas, que foram realizadas em família. Além de uma série de palestras, que abordaram temas como funcionamento da coleta de resíduos da cidade, serviços realizados pela Polícia Militar Ambiental, números do saneamento básico do município, esclarecimentos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e desafios das mudanças climáticas.
A conferência foi aberta à população e serviu para discussões de novas propostas para políticas públicas relacionadas ao meio ambiente e às mudanças climáticas. Nessa área, o município é referência em temas como gestão de resíduos sólidos e preservação do meio ambiente e tem uma das maiores áreas preservadas de Mata Atlântica do Brasil, a Reserva Tamboré, e é um dos poucos do país a transformar lixo em energia, com 100% do aterro sanitário coberto com captadores de biogás.
Ao final do evento, ocorreu a eleição do Conselho de Defesa do Meio Ambiente Sustentável (Condemas), que elegeu 15 titulares e 15 suplentes. Entre esses representantes, foram eleitos conselheiros das seguintes organizações: Residencial Alphaville IX, Residencial Vila Velha, Associação Sítio do Tanquinho, Associação Tarumã, Associação Vilas do Jaguari, Associação Residencial Tamboré III, Associação Meninonas, Residencial Alphaville VI, Conselho Regional de Medicina Veterinária, ETEC, Terras de Santana de Parnaíba Empreendimentos Imobiliarios Ltda, Instituto Artesano de Desenvolvimento Sustentável (IADES), Fundação Edmilson José Gomes de Moraes, Margarete dos Santos e Cooperoeste – Cooperativa Agrícola de Santana de Parnaíba. O mandato é de dois anos, prorrogável por igual período.