A Prefeitura de Itapevi inaugura, nesta quinta-feira (5), às 16h, o espaço Marias – Casa da Mulher, de assistência à saúde feminina, com a centralização do atendimento ao pré-natal de alto risco, serviços assistenciais e equipamentos de diagnóstico.
O novo equipamento fica na Rua José Michelotti, 347, Cidade Saúde, em frente ao Pronto-Socorro Central. O prédio é totalmente acessível a pessoas com deficiência (PCD).
O local irá contar com ambulatório de amamentação em parceria com a Eurofarma e também com a Defensoria Pública e Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) para atendimento a mulheres que sofrem violência doméstica e pacientes em vulnerabilidade social.
O Espaço Marias irá substituir e ampliar as atividades do antigo Centro de Referência da Mulher (CRM) da Secretaria de Saúde, e vai oferecer, além dos serviços de saúde, atividades de bem-estar como yoga, pilates e meditação, entre outros em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos.
Secretaria de Direitos Humanos
No segundo piso do espaço Marias – Casa da Mulher, também irá funcionar a Secretaria de Direitos Humanos, que foi criada no segundo semestre do ano passado, para propor, coordenar e acompanhar as políticas públicas voltadas à cidadania, mulher, juventude, pessoas com deficiência, LGBTQIAPN+, igualdade racial e diversidade.
Serviços e exames da Casa da Mulher
No equipamento serão realizadas consultas obstétricas para gestações de alto risco; consultas e terapias de psicologia com atendimentos terapêuticos e planejamento familiar; atendimentos odontológicos para gestantes de alto risco; nutricionista e atendimento de assistência social para vítimas de violência doméstica e sexual.
No local também serão realizados exames de ultrassonografia obstétrica, doppler e morfológico; ecocardiografia fetal; monitoramento por cardiotocografia (que registra a frequência cardíaca fetal); colposcopia e coleta de exames laboratoriais.
Planejamento Familiar
Entre os serviços oferecidos pelo Espaço Marias está o planejamento familiar, que visa orientar a população sobre métodos para evitar a gravidez não planejada. O local realiza ainda vasectomia, laqueadura e colocação de DIU (Dispositivo intrauterino), além de oferecer anticoncepcionais orais e injetáveis.
A unidade também participa do programa Rede Cegonha, em parceria com o HGI para atendimento de mulheres no puerpério (período de pós-parto), com acompanhamento com médico e enfermeiro.