Oficinas foram conduzidas para elaboração de acessórios e obras de arte utilizando materiais orgânicos encontrados na natureza – conhecidos como biojoias
O projeto “Da Madeira à Arte – Sustentabilidade e renda “passou por Itapevi em novembro, na E.E Professora Ignes Amélia de Oliveira Machado. A ação consistiu na realização de oficinas para a confecção de acessórios e objetos artísticos a partir de materiais de descarte, ou encontrados na natureza, as biojoias.
O objetivo do projeto foi de incentivar o empreendedorismo de forma sustentável, potencializando a consciência ecológica e a autoestima dos participantes. No final da ação, no dia 5 de dezembro, as turmas realizaram exposições com seus produtos, a fim de desenvolver as habilidades comerciais e de divulgação.
Ao todo, foram realizadas 13 oficinas, com duração de 2 horas cada, atendendo 3 turmas e beneficiando um total de 60 jovens. Todas as oficinas foram gratuitas e contaram com a disponibilização de ferramentas para a reutilização de materiais descartados, transformando-os em objetos artísticos.
O projeto contou com intérpretes de Libras e teve monitor para auxiliar durante as oficinas, orientando os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações.
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, apresenta o projeto “Da Madeira à Arte – Sustentabilidade e renda” com patrocínio da empresa Lopes Supermercados e apoio da Komedi Projetos e Vida Flats Produções.
Sobre o PROAC: O ProAC ICMS é a modalidade do programa de fomento paulista que funciona por meio de patrocínios incentivados e renúncia fiscal. Para ter acesso aos recursos disponíveis, os artistas, grupos ou produtores devem submeter seus projetos à análise de uma comissão especializada, que avalia requisitos como relevância artística e adequação da proposta orçamentária.
Com o projeto aprovado, o proponente pode solicitar patrocínio a empresas sediadas em São Paulo. Estas, por sua vez, recebem descontos no imposto devido, como forma de estímulo ao patrocínio. Qualquer empresa pode ser patrocinadora via ProAC ICMS, bastando ser contribuinte deste imposto e estar em dia com suas obrigações fiscais.
A fim de garantir uma ampla distribuição dos recursos disponíveis, a legislação do ProAC ICMS estabelece limites máximos de captação para cada tipo de projeto, além de limitar também a quantidade de projetos por proponente. Para as empresas há, ainda, um limite máximo de valor a ser patrocinado, que varia percentualmente segundo o volume de impostos a recolher.