Reforma do Boulevard inclui remodelação de toda a fiação do Centro

Em maio deste ano a Prefeitura de Barueri deu início à reforma do Boulevard Arnaldo Rodrigues Bittencourt (leia mais AQUI), serviço empreendido pela Secretaria de Obras. Além de toda a remodelação do espaço, com criação de ciclofaixa, troca de todo o piso, paisagismo e vários outros detalhes que melhorarão a acessibilidade de um modo geral, o investimento inclui ainda a reestruturação de toda a fiação elétrica e de telecomunicações da região central.

O Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) de Barueri, em parceria com a Entidade Nacional de Eletricidade (Enel), está refazendo todo o projeto e infraestrutura relacionados ao cabeamento responsável pela distribuição de energia elétrica, telefonia, fibra óptica e internet. Com a conclusão da obra, todos os fios do Centro passarão a ser subterrâneos, deixando a região mais fluida, bonita e segura.

“Estamos reordenando junto à Enel, responsável pela distribuição dos cabeamentos de energia elétrica local, todo esse cabeamento, que ficará debaixo do solo. Essa remodelação abarca todos os fios em fibra para telecomunicações e de energia da região”, esclarece Jonatas Randal, administrador do CIT.

Segundo o representante do CIT, esse é um trabalho grande e muito importante. Além do embelezamento da região, garante também segurança, uma vez que os fios ficam mais preservados, protegidos contra possíveis roubos, acidentes ou intempéries, assim como evita descargas elétricas e outros problemas.

“O enterramento dos fios leva, automaticamente, a uma evolução na qualidade dos serviços. É uma solução adotada nos países mais ricos do mundo e tem inúmeras vantagens para a cidade. Um ponto importante é a ampliação da eficiência dessas redes”, frisa Randal. A retirada dos postes é outra consequência benéfica ressaltada pelo administrador do CIT.

Parte do Boulevard Central e da avenida Vinte e Seis de Março já receberam a melhoria. O projeto avança conforme a obra evolui. A Prefeitura também já investiu no enterramento de fios em outras partes da cidade no ano passado. Saiba mais AQUI.

A cidade tá on

Randal acrescenta que Barueri tem atualmente mais de 600 quilômetros de fibra óptica percorrendo a cidade, ligando e atendendo usuários em prédios públicos, moradias populares e em praças e locais de grande circulação de pessoas.

É graças a esse grande investimento da Prefeitura, iniciado em 2017, que o município dispõe hoje de quase 200 pontos de wi-fi gratuito, atende mais de 1.300 famílias carentes com internet grátis e dispõe de vários recursos e facilidades que deram à Barueri o título de cidade inteligente. É o caso da Central de Videomonitoramento da Guarda, com 535 câmeras monitorando a cidade 24 horas por dia, implantação dos programas Barueri sem Papel, Nota Fiscal Eletrônica, interligação de serviços na Saúde e em outras Secretarias etc.

Related Articles

2.115 Comments

Avarage Rating:
  • 0 / 10