A Prefeitura de Santana de Parnaíba segue avançando na educação municipal com a construção de novos colégios e a ampliação de instituições já existentes. Essa iniciativa visa acompanhar o crescimento do município e a demanda por vagas de ensino, além de garantir um ambiente de aprendizagem de qualidade para os estudantes da cidade.
Entre as unidades educacionais em construção estão o Colégio Abelardo, o Colégio Chácara Solar II, o Colégio Sete Anões, o primeiro Colégio Infantil do Suru, o Colégio Jaguari e o Colégio Infantil do São Pedro. Fora isso, o município ainda trabalha na ampliação do Colégio Botelho, no bairro Cidade São Pedro.
As novas unidades do Chácara Solar, Suru, Jaguari e o colégio infantil do São Pedro serão equipadas com infraestrutura moderna, salas de aula amplas, bibliotecas, espaços para atividades esportivas e culturais, garantindo um ensino que vai além da sala de aula.
Com as obras de ampliação em andamento, o Colégio Paulo Octávio Botelho, no São Pedro, passará a contar com duas novas salas de aula, ampliação de ambientes como a sala de informática, biblioteca, área administrativa, além da reforma dos banheiros do pavimento térreo e da quadra poliesportiva, que contará com novos banheiros.
A nova estrutura predial do Colégio Abelardo Marques terá ampliação expressiva, passando de 12 para 20 salas de aulas. O colégio ainda contará com novidades como duas salas multifuncionais, dois laboratórios, auditório para 200 pessoas e ginásio poliesportivo com medidas oficiais, arquibancada e vestiários, saindo de uma estrutura de 2,6 mil m² para instalações com mais de 8 mil m² de área construída.
Chama ainda mais atenção a mudança estrutural do Novo Sete Anões, no Colinas, que será 4,5 vezes maior que o anterior, com um total de mais de 6,3 mil m². A unidade educacional terá 10 salas a mais que a anterior, passando de oito para 18 salas de aulas, além das novidades de duas salas multifuncionais, pátio coberto e quadra poliesportiva. Além de tudo isso, os alunos ainda contarão com o Complexo Esportivo com piscina do Colinas, acoplado à unidade educacional.
Com as novas estruturas prediais e ampliações dos colégios, o município terá o aumento da capacidade para vagas educacionais em diferentes regiões da cidade. Alguns dos colégios, com as obras em estágio final, devem ser entregues já no início do ano, como é o caso do Chácara Solar II, Abelardo Marques e Sete Anões.
Vale lembrar que nos últimos 10 anos a administração municipal realizou investimentos maciços para melhorias constantes da educação do município, com a implementação de programas como o Conect, Parnaíba Idiomas, Centro de Línguas, além da construção de mais de 30 unidades educacionais por todo a cidade.