Sabe, é engraçado como a gente se deixa definir pelo que faz da vida, né? “O que você faz?” é quase sempre uma das primeiras perguntas em um encontro casual. E a gente, sem pensar duas vezes, já responde com o cargo, a profissão. Mas olha só, isso é só uma fração do que a gente é de verdade.
Você não é a sua profissão. Isso pode soar meio estranho a princípio, mas pensa comigo. Quando você nasceu, ninguém olhou pra você e disse: “Olha só, que bebê engenheiro lindo!” ou “Nossa, que futuro advogado chorão!” Não, né? Você era simplesmente você. Um monte de potencial, uma vida cheia de possibilidades.
Ao longo da vida, a gente vai se moldando, aprendendo, crescendo. A profissão vem como uma parte do processo, às vezes por paixão, outras por circunstância, mas ela não te encapsula, não te limita. Tem tanta coisa além do crachá que você pendura no pescoço ou do título no LinkedIn. Tem os hobbies, os sonhos de infância, os livros que te marcaram, as viagens que te transformaram, as músicas que te definem, as amizades que te moldaram.
Você pode ser uma enfermeira e também ser a rainha do samba no fim de semana. Pode ser programador e ter um talento incrível pra cozinhar. A professora que pinta quadros que falam à alma. O contador que sabe mais sobre estrelas do que muitos astrônomos. A gente é complexo, é multifacetado.
E tem mais, a gente muda, né? Hoje você pode estar numa carreira, mas quem sabe daqui a alguns anos? Vai que você se redescobri em outro caminho? Vai deixar de ser quem é? Claro que não! Porque você não é a sua profissão. É a soma das suas experiências, das suas relações, das suas paixões.
Então, na próxima vez que alguém perguntar “O que você faz?”, talvez valha a pena dar uma resposta diferente. Que tal falar um pouco sobre o que te faz sorrir, o que te faz vibrar? Pode ser que você encontre mais conexões verdadeiras, mais daquelas conversas que alimentam a alma, sabe?
No fim das contas, sua profissão é importante, claro. Mas ela não te define. O que te define são as escolhas que você faz todos os dias, as coisas pequenas, os momentos de alegria, as lições aprendidas nas quedas, sua identidade, seu senso se propósito. Isso sim é ser você.
Tamires Cruz
Mentora especialista em recolocação profissional e transição de carreira e CEO da empresa “Currículo Selecionado”.
Instagram: @curriculoselecionado
Linkedin: Tamires Cruz