Parece estranho, mas a verdade é que os maiores bloqueadores de pessoas são: Pais, mães e professores. Ter uma relação ruim ou passar por algum momento traumático com o seu pai na infância, pode despertar em você o bloqueio de rejeição ou medo de não ser aceito pelas pessoas.
O perfil de uma pessoa assim geralmente é escondido por uma pessoa que tenta agradar a todos, se dedica o máximo que pode a quem está à sua volta quase sempre anulando suas vontades, não se sente feliz em ficar sozinho com sua própria companhia e na maioria das vezes aceita relacionamentos tóxicos e abusivos.
Ter uma relação ruim com o seu pai no passado pode ter feito você se sentir vulnerável e inseguro, pode te dar medo de falar em público, medo de errar e ser perfeccionista. Pessoas com essas características, sempre ficam nervosas, confusas e muito inseguras nos processos seletivos, sendo desclassificados, causando mais medo de rejeição.
Entender quais os fatores que podem ter te deixado assim pode virar a chave na vida de quem inconscientemente sofre com essa situação. Procurar um tratamento psicológico poderá deixar as coisas claras e criar alternativas e quebrar esse bloqueio, libertando quem se sente incapaz e vive tentando ter resultados assertivos.
Não resolver esse bloqueio fará com que o indivíduo fique no mesmo ciclo a vida toda, afetando todas as áreas importantes para o desenvolvimento humano e não apenas sua carreira.
É possível ter pequenas mudanças ao longo do tempo, mas geralmente o sentimento de ser incompetente e incapaz sempre o assustará, criando um ciclo eterno de autossabotagem.
Tamires Cruz
Mentora especialista em recolocação profissional e transição de carreira e CEO da empresa “Currículo Selecionado”.
Instagram: @curriculoselecionado
Linkedin: Tamires Cruz