Chic é Ser Solidário e Universidade se unem para impactar vidas de crianças e famílias de comunidades em ação de saúde bucal

A comunidade da 13, localizada em Carapicuíba, recebeu o projeto para a realização da 2ª ação sobre Saúde Bucal, uma parceria entre a Ong Chic é Ser Solidário e a Universidade Paulista, Unip.

Segundo levantamento do IBGE , mostra que 55% da população não ia ao consultório odontológico com regularidade, e 22% das crianças, 9% dos adultos e 20% dos idosos nunca tiveram acesso ao dentista.

Com o objetivo de diminuir esses dados estatísticos, o Chic contou com uma equipe especializada da @odonto_unip, que vieram especialmente instruir e mostrar para as crianças e famílias a importância de escovar os dentes e que isso é capaz de prevenir doenças, já que a boca é a porta de entrada de diversos vírus e bactérias, sem contar que também é uma parte muito importante para o bom desenvolvimento infantil.

Todo o trabalho foi iniciado pelos profissionais por meio de avaliações clínicas, com o intuito de localizar quais as possíveis carências e dificuldades da comunidade, e se preciso encaminhar para tratamento em centros específicos.

Logo em seguida as crianças eram encaminhadas para o “escovódromo”, lá a outra parte dos dentistas, auxiliares e técnicos, eram responsáveis por ensinar a forma correta e eficiente da escovação, tendo a base de escova, creme e fio dental.

O dia também contou com diversas oficinas e atividades oferecidas pela ONG, mas que dessa vez foram adaptadas para a temática principal para que houvesse uma maior e mais fácil assimilação, tudo sempre de forma muito lúdica e educativa. Entre elas o teatro com fantoches, quiz de perguntas e respostas, experiência do ovo, dentinho triste ou feliz (aqui os participantes indicavam quais alimentos são saudáveis ou não para a saúde dentária), jogo da memória, jogo do tabuleiro, entre outros.

A ação contou com 50 voluntários impactando socialmente na vida de 200 crianças e famílias. Foram entregues 200 kits dentais doados pelos parceiros @odonto_unip e 400 livros de colorir.

Através de um gesto de amor e generosidade e da união de corações solidários o objetivo foi alcançado, mostrando que o auto cuidado e a saúde começam pela boca.

Toda equipe foi devidamente direcionada e supervisionada pelas incríveis doutoras @dravivianesaavedra e @dentistadospequenos.

Para ficar por dentro das nossas agendas de ações, novas parcerias, doações, esclarecimento de dúvidas, como se tornar um voluntário e muito mais, nos contate pelo Instagram @chicesersolidario.

Related Articles

264 Comments

Avarage Rating:
  • 0 / 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress