Na manhã do último domingo (7), cerca de 40 pessoas participaram da primeira aula do 1º Curso Básico de Criação de Abelhas Nativas que aconteceu no Parque Teresa Maia, na região da Granja Viana. A formação conta com duas aulas de três horas e meia cada uma e a próxima será no dia 21/05. As aulas estão sendo ministradas pelo Grupo Meliponicultores de Cotia, com apoio das Secretarias dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher e, do Verde e do Meio Ambiente.
No primeiro encontro com os professores, os alunos aprenderam ‘quem são nossa abelhas?’, ‘qual a real importância?’, ‘preservação, conservação e sustentabilidade’, ‘estrutura da colmeia e comportamento da colônia’, ‘confecção do ninho provisório desde o preparo do atrativo’ e ‘transferência de colmeia do ninho provisório para a caixa racional’. Além da aula teórica, os alunos colocaram a mão na massa na hora de aprenderem a fazer iscas (ninhos provisórios de abelhas feitas com garrafa pet) para capturar abelhas sem ferrão e dar início a colmeias que serão transferidas para caixas de madeira definitivas.
Entusiasta da formação, a vice-prefeita e Secretária dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, Ângela Maluf, destacou a importância ambiental e de geração de renda com a criação de abelhas. “Precisamos promover a geração de renda [com a criação de abelhas], promovam este encontro, divulguem esta ação em Cotia. Estamos fazendo isso também pela preservação de nossas abelhas”, concluiu.
No dia 21/05, os alunos voltam ao Parque Teresa Maia para o segundo e último módulo da formação. Vão aprender sobre ‘plantas melitófilas’, ‘manejo: alimentação, tipos de caixas, entradas, cuidados com predadores’, ‘legislação’ e ‘divisão de colmeia por módulos’.