Feira de Artesanato marca a abertura da 17° Semana dos Povos Indígenas de Osasco

A Secretaria Executiva de Políticas da Promoção da Igualdade Racial (Seppir) promoveu na quinta-feira, 4/4, a abertura da 17ª Exposição de Artesanato Indígena, no Osasco Plaza Shopping, ação que integra a Semana dos Povos Indígenas instituída no Calendário Oficial de Osasco, por meio da Lei Municipal 4.538 de 2012 e tem como objetivo reconhecer e celebrar a diversidade dos povos originários do Brasil.

Estão em exposição e disponíveis para compra diversos itens da cultura indígena, como maracás, colares, brincos e cocares a preços acessíveis. A Feira de Artesanato vai até o dia 15/4, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h.

Celebrado em todo o território nacional em 19 de abril desde 1943, o Dia dos Povos Indígenas busca preservar a história da população nativa e, neste ano, Osasco traz o tema “Luta pelos direitos indígenas na aldeia e na cidade”. O município é, atualmente, lar para 38 famílias da etnia Pankararé e diversas outras etnias indígenas que estão sendo identificadas por um mapeamento realizado pela Seppir.

Com a presença da Cacique Alaíde Xavier Feitosa do povo Pankararé e demais etnias indígenas, a Feira de Artesanato, dentre outras atividades que integram a Semana dos Povos Indígenas, visa legitimar os povos originários dentro do contexto urbano, bem como contribuir no fortalecimento da cultura etno-indígena e na geração de renda para a comunidade nativa brasileira.

“É importante trazer essas ações para o centro da cidade, um lugar movimentado, por onde transitam pessoas de todas as regiões de Osasco, com o propósito de difundir e familiarizar a população urbana com as culturas dos povos originários”, disse a secretária da Seppir, Deisi Ventura.

O encerramento da Semana dos Povos Indígenas acontece no dia 21/4, com o 17º Encontro dos Povos Indígenas, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, das 10h às 18h.

Serviço

17ª Exposição de Artesanato Indígena

Data: 4/4/2024 a 15/4/2024

Horário: 10h às 22h (segunda a sábado) e 14h às 20h (domingos)

Local: Osasco Plaza Shopping

(Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 81 – Centro)

Encontro dos Povos Indígenas

Data: 21/4/2024

Horário: 10h às 18h

Local: Centro de Eventos Pedro Bortolosso

(Avenida Visconde de Nova Granada, 513 – Km 18)

Related Articles

2 Comments

Avarage Rating:
  • 0 / 10
  • tempmail , 14 de abril de 2024 @ 05:14

    I have perused some remarkable items on this site that are unquestionably valuable to bookmark for later use. I’m interested in how much effort you put into creating such a fantastic and instructive website.

  • bwerpipes in ar rutba , 15 de abril de 2024 @ 23:45

    Optimal Irrigation Solutions by Bwer Pipes: Bwer Pipes offers state-of-the-art irrigation solutions tailored to the unique requirements of Iraqi agriculture. Our innovative sprinkler systems and durable pipes are designed to enhance water efficiency and maximize crop yields, empowering farmers across Iraq. Learn More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress