O prefeito de Osasco, Rogério Lins, assinou quarta-feira, 22/5, com a Missão Cristolândia Associação Bastista de Osasco e Adjacências (ABOA), convênio que permite à entidade utilizar um terreno público para o atendimento a dependentes químicos (álcool e drogas). A área, de 2.500 metros, fica na Rua do Cedro, Jardim das Flores. O termo de posse é válido por 5 anos, com possibilidade de renovação por igual período.
A associação existe há dez anos e já faz este trabalho em um prédio alugado na Rua Vileta, 202, também no Jardim das Flores. No momento são atendidos 30 homens. “Essa parceria será muito importante, porque nosso trabalho é 100% com vaga social. Não existe custo ao paciente ou aos familiares. Hoje pagamos aluguel e agora este valor será usado nos atendimentos. Agora, a partir da assinatura, vamos levantar recursos para a construção da nossa sede”, comentou Olivier.
O atendimento aos dependentes é feito com psicólogos e psicoterapeutas voluntários, de acordo com o presidente da associação. O acolhimento aos dependentes dura nove meses.
Segundo Olivier, nos casos em que há necessidade de uso de medicamentos no auxílio ao tratamento dos dependentes, eles são encaminhados para avaliação médica aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) ou Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade para atendimento.
“Essa parceria é um atendimento ao nosso chamado, porque a gente trabalha junto com o terceiro setor, as entidades, para melhor atender as pessoas”, disse o prefeito.